SEGUNDA EDIÇÃO DE 15-3-2018 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO O ANTAGONISTA
“Só tem bandido!!”
Brasil Quinta-feira, 15.03.18 09:56
O assassinato de Marielle Franco pode ter afundado a candidatura de Bernardinho.
Sua mulher, Fernanda Venturini, comentou nas redes sociais, segundo O Globo:
“Dia triste! Ainda querem que meu marido entre na Política, só tem bandido!! Fala sério!!”

Um tiro no peito de Garotinho
Brasil 15.03.18 09:48
O Globo publicou o relato de um policial federal que transferiu Anthony Garotinho da cadeia de Gericinó para o hospital, em novembro de 2016.
Antes de estrebuchar na maca, Garotinho pediu “várias vezes” para receber um tiro no peito; caso o policial não o matasse, ele se suicidaria dentro da prisão.
Garotinho disse também que iria “quebrar a cara” de Sérgio Cabral e que, quando governou o Rio de Janeiro, instalou um “sistema de dutos” em Gericinó para sedar os presos com um “gás sonífero”.

Marun pede impeachment de Barroso
Brasil 15.03.18 08:38
Michel Temer continua a atacar Luís Roberto Barroso por meio de prepostos.
O ministro Carlos Marun disse à NBR que vai se licenciar do cargo para voltar à Câmara dos Deputados e apresentar um pedido de impeachment contra o ministro do STF.

A vaquinha do Instituto Lula
Brasil 15.03.18 07:52
O Instituto Lula, depois de perder a propina das empreiteiras, está quase quebrado.
Nesta quinta-feira, diz o Valor, a empresa do criminoso condenado pela Lava Jato faz “uma campanha de arrecadação pela internet para financiar suas atividades. A meta inicial é conseguir 720 mil reais para custear os gastos da entidade até o meio do ano”.

Lula e o cata-piolho
Brasil 15.03.18 07:56
Lula disse que seu instituto está falindo:
“Criei uma empresa que está indo à falência, o instituto, hoje, não recebe um tostão de ninguém porque a Receita Federal multou a gente em 18 milhões de reais numa operação ‘cata piolho’ que eles estão fazendo”.
Ele comparou a multa da Receita ao bloqueio comercial de Cuba:
“É um bloqueio mais feroz do que aquele que está sendo feito em Cuba há 60 anos. É para não deixar sobreviver. É uma estratégia de asfixiar economicamente para matar politicamente”.

Galinha preta
Brasil 15.03.18 07:42
Quando Lula for preso, segundo a Folha de S. Paulo, o PT pretende “criar um acampamento, com flores, velas e vigília dia e noite, em frente à penitenciária”.
Só falta a galinha preta.

O STF e as ruas
Brasil 15.03.18 07:30
Os ministros do STF sabem que, salvando Lula, nunca mais vão poder viajar, ou entrar num restaurante, ou passear nas ruas.
Diz a Folha de S. Paulo:
“Ministros do STF contrários à prisão depois da condenação em 2ª instância discutiam a possibilidade de um deles levantar questão de ordem pedindo a Cármen Lúcia que faça votação para decidir se o tema entra em pauta.
O problema é que nenhum dos magistrados se mostrava disposto, até a quarta-feira, a assumir o protagonismo no processo”.

Cármen Lúcia é exemplar
Brasil 15.03.18 07:19
Gleisi Hoffmann disse à Folha de S. Paulo “que só apareceu de surpresa no STF para fazer seu apelo em favor de Lula, há duas semanas, após esperar por alguns dias resposta a um pedido de audiência com a presidente do Tribunal e ser ignorada”.
O exemplo de Cármen Lúcia tem de ser seguido por todo o Judiciário.

FHC e Lula na coluna social
Brasil 15.03.18 06:49
“Fernando Henrique Cardoso demonstra preocupação crescente com a possibilidade de Lula ser preso”, diz a colunista social da Folha de S. Paulo.
Cedo ou tarde vamos nos livrar dessa gente.

NO BLOG DO MERVAL PEREIRA
Perto do desfecho
POR MERVAL PEREIRA
Quinta-feira, 15/03/2018 06:30
O ex-presidente Lula custou, mas já entendeu que não adianta confrontar a Justiça brasileira, ao contrário de seus seguidores petistas e esquerdistas em geral. Ou melhor, talvez tenham resolvido dividir as tarefas: enquanto ele revê seu discurso, garantindo que não vai fugir do País nem promover atos de contestação à ordem de prisão que considera injusta, mas inevitável, seus seguidores fazem besteira, inclusive no site oficial do PT, que republicou uma fake news acusando a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, de ter comprado a casa onde mora de um doleiro, com insinuações de ilegalidades que nunca existiram.
Além de mentirosa e caluniosa, a notícia é uma estratégia burra dos aliados de Lula, pois, se já era difícil encontrar um ministro que se dispusesse a confrontar a presidente por não incluir na pauta a reanálise da autorização para o início do cumprimento da pena de um condenado em segunda instância, o vergonhoso ataque pessoal acaba com essa possibilidade pelo mero espírito de solidariedade e defesa da Instituição.
O que Lula espertamente está fazendo é preparando-se para candidatar-se a uma prisão domiciliar, em vez do cumprimento da pena em regime fechado. Ontem, depois que o ministro aposentado do STF, Sepúlveda Pertence, hoje advogado de Lula, não conseguiu demover a presidente Cármen Lúcia da posição de não colocar a questão em pauta no próximo mês e meio, a defesa do ex-presidente entrou com novo pedido no Supremo, objetivando pressionar o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato, a reconsiderar sua decisão de negar o pedido de habeas corpus de Lula.
Subsidiariamente, a defesa pede que, mantida a negativa, o habeas corpus seja analisado pela Segunda Turma do STF, e não pelo plenário, como determinou Fachin. Nessa Turma do STF, a tendência da maioria é pela concessão de habeas corpus, não apenas a Lula, mas à maioria dos casos apresentados. Por último, se todos os pedidos forem negados, a defesa de Lula quer que Fachin leve o habeas corpus a julgamento no plenário mesmo sem Cármen Lúcia ter pautado.
Nada indica que terá êxito, a questão deve ser resolvida mesmo depois do julgamento dos embargos de declaração contra a condenação no TRF-4. O dia marcado para o processo ir em mesa na sessão fica público uns dias antes, e é provável que isso aconteça na sessão antecipada para o dia 26, uma segunda-feira, pois a quarta-feira 28, dia das sessões da 8ª Turma do TRF-4, é feriado para a Justiça Federal.
Esta será a primeira sessão com a composição original da Turma, pois o desembargador Victor Laus terá voltado de férias no dia 23. Existe também a possibilidade de que os embargos só sejam analisados no dia 4, primeira quarta-feira de abril. Se rejeitados por unanimidade, o início de cumprimento da pena não precisa necessariamente esperar a publicação do acórdão, fica mantido o acórdão da apelação, e o extrato de ata já informa o Juiz de primeiro grau, no caso Sérgio Moro.
Se houver divergência, e acolhimento dos embargos parcial ou total, normalmente o Juiz espera publicação de voto e acórdão e informação do TRF para execução provisória da pena, para ter ciência do conteúdo alterado da decisão. O cumprimento da decisão segue trâmite da Vara de Execuções, e por isso não ocorre no mesmo dia, mas também não demora muito.
A possibilidade de a defesa conseguir protelar a decisão com o chamado “embargo do embargo” existe, mas é pequena. A 8ª Turma do TRF-4 não tem aceito esse tipo de recurso, por entendê-lo como uma medida procrastinatória. Com o início do cumprimento da pena, a defesa do ex-presidente Lula terá que entrar com novo habeas corpus, desta vez não preventivo, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que provavelmente o recusará novamente sob o mesmo argumento: segue a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que não terá sido alterada até então.
Um novo habeas corpus será encaminhado então ao Supremo, para o ministro Edson Fachin, que pode levá-lo à Segunda Turma que preside ou, mais provavelmente, remeter novamente o caso para a decisão do plenário. Como tratarão do caso específico do ex-presidente Lula, a mudança da jurisprudência não está garantida, pois, por exemplo, a ministra Rosa Weber, que é a favor do trânsito em julgado para o início do cumprimento da pena, tem negado os habeas corpus seguindo a maioria que se estabeleceu no último julgamento.
Pode ser também que se chegue a um acordo para colocar o ex-presidente em regime de prisão domiciliar, com algumas restrições cautelares para impedi-lo de participar de ações políticas enquanto seu caso tramita nos tribunais superiores.

NO BLOG DO BERNARDO MELLO FRANCO
O uísque secreto de Lula e Temer
POR BERNARDO MELLO FRANCO
Quinta-feira, 15/03/2018 06:00
Quando Michel Temer escreveu a carta em que dizia ser um vice decorativo, o ex-presidente Lula foi bater em sua casa no Alto de Pinheiros, bairro nobre de São Paulo. A visita secreta tinha um objetivo: convencer o anfitrião a desistir do rompimento com a então presidente Dilma Rousseff.
“Tomamos um uísque juntos. Eu achei que tinha convencido o Temer. Convenci nada", lamenta o petista.
A história está em “A Verdade Vencerá”, livro-entrevista que será lançado amanhã pela editora Boitempo. Como o título indica, o principal assunto é a defesa de Lula na Justiça. Mas a obra traz mais novidades quando ele fala sobre a queda da sucessora, há quase dois anos.
O ex-presidente faz um relato surpreendente da noite de 26 de outubro de 2014, quando Dilma se reelegeu. “Era a primeira vez que eu via uma pessoa ganhar triste, inquieta. A sensação que eu tive foi de que ela não tinha gostado de ganhar”, conta.
Nas semanas seguintes, Lula tentou emplacar Luiz Carlos Trabuco no Ministério da Fazenda. Dilma indicou que estava de acordo e viajou para a Austrália. “Para minha surpresa, ela volta com o (Joaquim) Levy embaixo do braço e não me comunica nada. Eu fiquei sabendo pela imprensa”, reclama o ex-presidente.
Para Lula, a aliada perdeu apoio no Congresso porque não soube lidar com os políticos e teve “pouca vontade” de aprender. “Muitas vezes ela não fazia aquilo que era simples fazer”, observa. “Nunca vi tanta unanimidade de deputados e senadores contra. Todo mundo reclamava”, conta. “Cheguei a dizer para a Dilma: Olha, você vai passar para a História como a única presidente que nem os ministros defenderam”.
Embora se refira ao processo como “golpe”, o ex-presidente deixa claro que a história seria diferente se o governo não tivesse sido tão inábil. “Pouca gente do nosso lado acreditava que ia haver impeachment. Muita gente dizia que eles não tinham coragem, que não havia clima para isso. E não foi por falta de aviso do (Eduardo) Cunha”.
***
O líder do MBL, que se dizia um movimento de combate à corrupção, será candidato a deputado pelo antigo PFL.
O maestro Tom Jobim estava certo: o Brasil não é para principiantes.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Lula e Luiz Cláudio, pai e filho, juntos no banco de réus no dia 21 de junho
Da Redação
Quarta-feira, 14/03/2018 às 12:00
Que cena grotesca o próprio Lula preparou para si.
O homem que teve todas as oportunidades de galgar somente glórias na terceira idade, hoje, septuagenário, além de estar na iminência de ser preso, terá que comparecer num outro banco de réus, diferente daquele que já o condenou, na presença do Juiz, ao lado do próprio filho, ambos réus e acusados de terem se chafurdado no mar de lama da propina e da corrupção.
Esses depoimentos, de Lula e Luis Cláudio, vêm sendo adiados desde o ano passado.
O fundado temor da defesa dos meliantes é de que o caçula de Lula se complique. O garoto não tem a mesma facilidade e perspicácia para mentir como o pai.
Nesse processo, Lula e Luis Cláudio respondem pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa pelo lobby envolvendo a compra de caças suecos pelo Brasil durante o governo Dilma Rousseff.
Certamente, serão condenados e poderão juntos desfrutar do Complexo Penitenciário de Pinhais em Curitiba, para onde o pai já deverá ser encaminhado nos próximos dias.
Triste fim!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA