SEGUNDA EDIÇÃO DE 15-01-2018 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO CEARÁ NEWS 7
Folha de S. Paulo questiona se Ciro é maluco ou tem um irmão gêmeo burro
Colunista Celso Rocha de Barros diz que o FG tem proposta tão ruim "que, se Bolsonaro a propusesse, pareceria idiota mesmo se comparada às outras ideias de Bolsonaro"

Segunda-feira, 15/01/2018  8:46
A Folha de S. Paulo desta segunda-feira (15) traz uma análise feita pelo sociólogo Celso Rocha de Barros. No texto, intitulado “Ciro Gomes é maluco?”, ele faz questionamentos sobre a conduta desvairada do FG que quer ser presidente da República.
“Ou é isso ou Ciro tem um gêmeo burro que, de vez em quando, pula na frente dos microfones e fala besteira sobre o papel que sua mulher vai ter no seu governo, ou sobre dar tiro nos outros. Se for a segunda explicação, não vai ter jeito, o PDT vai ter que mandar matar esse cara”, escreve Celso.
O colunista ainda constata que Ciro tem proposta tão ruim “que, se Bolsonaro a propusesse, pareceria idiota mesmo se comparada às outras ideias de Bolsonaro”.
Confira o texto de Celso Rocha de Barros na íntegra
"Certo, depois da entrevista de Jair Bolsonaro para a Folha na quinta passada, o sarrafo para se dizer que alguém falou besteira em entrevista subiu. Mas, enfim, pelo padrão vigente até quarta-feira passada, Ciro Gomes fala muita besteira em entrevista. Tem alguma coisa que não funciona na cabeça de Ciro e o faz, uma ou duas vezes por ano, perder 50 pontos de QI bem na hora em que devia estar explicando para o grande público por que votar nele seria uma boa ideia. Ou é isso ou Ciro tem um gêmeo burro que de vez em quando pula na frente dos microfones e fala besteira sobre o papel que sua mulher vai ter no seu governo, ou sobre dar tiro nos outros. Se for a segunda explicação, não vai ter jeito, o PDT vai ter que mandar matar esse cara.
Falando em PDT: depois que saiu do PSDB, Ciro fez uma grande peregrinação por pequenas legendas de esquerda, em geral ajudando-as a tornarem-se menos pequenas enquanto o abrigaram. Agora, está no PDT, que parece finalmente disposto a deixar de ser só o partido do Brizola, posição difícil de manter depois que Brizola, enfim, morreu.
Para se consolidar como opção de esquerda, Ciro tem adotado um discurso bem mais à esquerda do que seria normal para alguém com sua trajetória.

Talvez dê certo. A viabilidade eleitoral de Ciro só vai começar a ser medida quando Lula for impedido de concorrer pela Justiça. O discurso à esquerda de Ciro procura atrair os lulistas que ficarão sem candidato.
Com isso, à personalidade de maluco, Ciro soma um discurso econômico que, a esta altura do campeonato, não me parece particularmente são. Pelo amor de Deus, não deixem o gêmeo doido chegar perto do Ministério da Fazenda.

Mas eu tenho o direito de lamentar que a candidatura de Ciro não reflita melhor sua história. Porque a história de Ciro não é de maluco, não.
Ciro foi o primeiro governador eleito pelo PSDB, o único eleito antes do Plano Real. Na maioria das avaliações, foi um bom governador. Participava do grupo de Tasso Jereissati, cujo legado no Ceará foi, no geral, positivo. Foi ministro durante o Plano Real, e foi um ministro razoável. Fez uma grande abertura comercial, aliás. FHC o cogitou para ministro da Saúde, Lula lhe deu ministérios importantes, e em nenhum momento, no exercício desses cargos, Ciro saiu correndo pelado pelo ministério.
Além disso, seu irmão e aliado, Cid Gomes, teve um desempenho muito bom como prefeito de Sobral (CE); eu, particularmente, não voto em ninguém neste ano que não prometa estender a experiência educacional de Sobral para o resto do Brasil. Dilma colocou Cid como ministro da Educação. Eduardo Cunha o tirou do cargo.

Fica, portanto, a questão, que, aliás, já coloquei aqui para Lula: se eu votar em Ciro, estou votando no tucano de esquerda que foi bom ministro de Lula ou no maluco que diz que vai reverter imediatamente todas as reformas de Temer? Porque essa última ideia é tão ruim que, se Bolsonaro a propusesse, pareceria idiota mesmo se comparada às outras ideias de Bolsonaro.
Se Ciro conseguir renovar o programa do PDT com sua experiência de ex-tucano e ex-lulista, a política brasileira sairá melhor, mesmo se Ciro perder. Mas, se for só para repetir o discurso da esquerda dos anos 50, estarei entre os que lamentarão o desperdício de candidato.
"

NO BLOG DO NOBLAT
O risco de uma crise contratada
Lula repete o comportamento de Dilma – com uma diferença. É mais agressivo do que ela na contestação ao devido processo legal 

Por Ricardo Noblat
Segunda-feira, 15 jan 2018, 08h00
O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula em processos da Operação Lava Jato, diz esperar “um julgamento isento” quando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre reunir-se no próximo dia 24 para decidir sobre o caso do tríplex do ex-presidente na praia do Guarujá.
A senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, diz que “a única solução possível” para o julgamento “do ponto de vista legal é a absolvição”. Uma sentença condenatória simplesmente “não será uma sentença justa”, segundo ela. E por tabela, não deveria ser respeitada por ninguém.
“Se eles fizerem uma coisa dessas, existe a possibilidade de uma rebelião popular”, dispara o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Afirma Tarso Genro (PT-RS), ex-ministro da Justiça: “Lula tem a obrigação de submeter-se à soberania popular e contestar as acusações que lhe são feitas”.
Ou seja: “um julgamento isento” e a única solução possível “do ponto de vista legal” seriam aqueles que resultassem na absolvição do ex-presidente. Do contrário, Lula terá a obrigação de disputar as próximas eleições mesmo impedido pela Justiça. E o País correrá o risco de ser palco “de uma rebelião popular”.
Estamos entendidos? Legal e justo para o PT é somente o que o PT aceita como legal e justo – dane-se a Justiça, dane-se o que está escrito nas leis, dane-se o bom senso, e dane-se o que no passado recente disse ou praticou o próprio PT. Ou vai ou racha. Condene-se Lula para ver só uma coisa! (Isso pode, Arnaldo?)
“É preciso derrotar o golpe em todas as suas manifestações e a ofensiva reacionária de parte do Judiciário é uma delas”, conclama nota oficial do PSOL divulgada no último sábado. Curioso! A ser um golpe a possível condenação de Lula, o PT e o ex-presidente não deveriam ter participado dele. Deveriam apenas tê-lo denunciado.
Mas participaram, sim, e continuarão participando até ficarem roucos de tanto gritar que é um golpe, até se resignarem a concorrer às eleições deste ano com outro nome na impossibilidade de Lula ser candidato. Nessa hipótese, o nome seria o do ex-ministro e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner.
Dilma reconheceu a legitimidade do processo de impeachment ao se defender das acusações em todas as instâncias da Justiça, ao comparecer ao Congresso para ser interrogada pelos senadores, e, por fim, ao se beneficiar do ato criminoso do Senado – esse, sim, um golpe – que preservou seus direitos políticos.
A Constituição manda que, uma vez cassada, a pessoa perca o direito de se candidatar e de exercer cargos públicos por oito anos. Sabe muito bem disso o ministro Ricardo Lewandowski, que comandou a fase final do processo de impeachment na condição de presidente do Supremo Tribunal Federal. Ou sabia e esqueceu.
Lula repete o comportamento de Dilma – com uma diferença. É mais agressivo do que ela na contestação ao devido processo legal. Não perde uma única oportunidade de avacalhar a Justiça. E como é popular e Dilma nunca foi, vale-se de sua força eleitoral para atrair parte do povo em sua defesa.
Foi uma parte minúscula do povo que atendeu ao convite e que participou dos comícios de Lula promovidos ao arrepio da lei nos últimos meses. Mas nada impede que essa parte possa crescer a depender da consistência, ou da falta dela, do juízo a ser conhecido dentro de nove dias. Haverá dias turbulentos pela frente. Ou meses.
Cabe a Justiça ser rápida para condenar ou absolver Lula. Do contrário teremos uma crise inédita e contratada desde já: a de um ex-presidente, líder nas pesquisas de intenção de votos, impedido de disputar eleições às vésperas das próximas. Ou pior: em meio a uma campanha oficialmente em curso. Seria o pior dos mundos.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Triplex que Lula diz que não é dele, constou em suas declarações de renda de 2010 até 2015
Segunda-feira, 15/01/2018 às 08:17
Da Redação
O PT aprendeu a desenvolver com eficiência a metodologia de articulação da ‘mentira’, utilizando para tanto as redes sociais, as manifestações públicas, a imprensa marrom e a insana militância.
O esquema envolve a azeitada rede de propagação, uma frase ‘chave’ que é exaustivamente repetida e o ataque aos algozes, usando mentiras e calúnias.
No caso de Dilma, por exemplo, a frase trabalhada era ‘É Golpe’ e ‘Uma mulher honesta, uma mulher honrada’.
Para Lula, inventaram ‘Não há provas’ e ‘Eleição sem Lula é fraude’.
Quem já não ouviu e não leu centenas de vezes tais frases.
Só quem não conhece o processo do tríplex pode dizer que ‘não há provas’.
As provas são robustas e a sentença do juiz Sérgio Moro traduz exatamente o que pontuou com extrema precisão o desembargador Thompson Flores, presidente do TRF-4:
‘É tecnicamente irrepreensível, fez exame minucioso e irretocável da prova dos autos e vai entrar para a História do Brasil.’ Nesse sentido, na análise da sentença, descontruindo a medíocre tese da defesa, observa-se que, durante seis anos seguidos, Lula registrou em suas declarações de renda a propriedade do imóvel no condomínio Solaris.
Vale extrair da sentença do juiz Sérgio Moro o trecho que fala sobre esta questão:
“No processo 5005896-77.2016.4.04.7000, houve, a pedido do MPF, quebra judicial de sigilo fiscal do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (decisão de 23/02/2016, evento 6). Cópias das declarações de rendimento foram juntadas no evento 3, comp 227. Ali, verifica-se que Luiz Inácio Lula da Silva apresentava declaração de rendimentos conjunta com Marisa Letícia Lula da Silva. Nas declarações de 2010 a 2015, anos calendários 2009 a 2014, consta a declaração da titularidade de direitos sobre a unidade habitacional nº 141, Edifício Navia, Residencial Mar Cantábrico, no valor de R$ 179.298,96, sem qualquer alteração de valor no período. ”Lula só deixou de declarar quando a Operação Lava Jato iniciou as investigações.
Mesmo assim, num outro momento da sentença, não obstante a comprovação da propriedade, o juiz sustenta brilhantemente que não é esta a questão primordial, o que se discute e o que define a prática criminosa é a constatação de que Lula auferiu vantagens indevidas para reformar o imóvel.
Isto, pelas provas dos autos, é incontestável e vale também para o malfadado sítio de Atibaia, que brevemente deverá impor uma nova condenação ao meliante petista.
Leia também:
Gleisi não perde a vez e insulta presidente do TRF-4
___________

O desvio do dinheiro público travestido de licitude
___________

Cid Gomes, o irmão de Ciro, considera desvio de dinheiro coisa "natural" (Veja o Vídeo)

Deputado do PT convida juiz para lançamento de Lula-2018 e recebe resposta memorável
Da Redação
Sábado, 13/01/2018 às 15:16
O Dr. Hélio Martins, da Comarca de São João del Rei, MG, recebeu um convite do deputado Reginaldo Lopes, do PT, para o lançamento de 'Lula-2018'. A resposta foi estupenda, disse exatamente o que todos deveriam dizer.
Abaixo veja o texto do magistrado:
"Exmo. Senhor Deputado Reginaldo Lopes, em que pese o profundo respeito que tenho pela atuação parlamentar de V. Exa., não é hora de lutar para salvar pessoas, mas sim o País, atolado no caos econômico, na recessão, no desemprego, na violência e na vergonha internacional onde agentes políticos e públicos protagonizam o maior caso de corrupção de que se tem notícia na história da humanidade.
Quero, como tantos outros brasileiros com capacidade de discernimento e compreensão, que se faça justiça!!!
Que todos aqueles que se apropriaram de recursos públicos paguem por tão grave crime, além de devolver o que indevida e criminosamente levaram, privando o cidadão de saúde, educação, segurança, infraestrutura dentre outros. Todos, indistintamente, como republicanamente deve ocorrer, sejam do PT, do PMDB, do PSDB ou de qualquer outro partido político devem responder pelos crimes cometidos. Lugar de ladrão é na cadeia!!!
Lula foi processado, julgado e condenado no primeiro processo, sob a égide dos princípios constitucionais do devido processo legal e da ampla defesa.
Sou juiz de primeira instância, ou de piso, como gostam de dizer. Juiz de carreira, com muito orgulho! Submetido, como em todos os concursos públicos para membros da Magistratura e do Ministério Público, a provas de conhecimento de elevadíssimo nível de dificuldade, além de exames psicológicos, e rigorosa investigação social. Aqui não tem princípio de presunção de inocência não, senhor Deputado. Qualquer “derrapada” na vida social tira o candidato do certame. Não somos escolhidos por agentes políticos. Somos independentes, como manda a Constituição. A Magistratura e o Ministério Público brasileiro, a que me refiro, merece, pois, absoluto respeito!
Desta forma, falar em “golpe” e envolver o Judiciário nesta trama é, no mínimo menosprezar inteligência das pessoas.
Causa-me total estranheza ver V. Exa. se referir às “elites”, como posto em seu texto. Afinal, o PT se aliou às “elites” para alcançar o poder.
Foram integrantes da ala da “elite” mais elevada deste País que proporcionaram o desvio de dinheiro público em benefício não só do partido, mas daqueles que já estão condenados ou sendo processado. Basta verificar as doações para campanhas eleitorais passadas. Então a “elite” que abastece de recursos, é a mesma elite “golpista”? Não há uma gritante incoerência na sua proposição? Não há uma incoerência ideológica por parte daqueles agentes políticos e públicos já condenados ou processados, que pregam distribuição de renda, mas se enriquecem às custas do trabalho alheio, das “elites”, através do achaque? Este comportamento é moralmente aceitável? Para mim isso tem uma definição: bandidagem!
Desculpe-me da franqueza, senhor Deputado, mas Lula, assim como aqueles que já estão condenados e aqueles que estão sendo processados, não estão nem aí para o Estado Democrático! De fato, querem poder. Só poder. Poder eterno sobre tudo e todos.
E poder a todo custo é sinônimo de tirania! Basta! Basta! Basta!
Quem conhece realmente História sabe muito bem que os criminosos anistiados do passado não praticaram ações violentas em nome da Democracia, mas para imporem o regime que entendiam ideologicamente adequado. Ditadura! Igualmente ditadura!
Ainda que compreenda seu alinhamento político partidário, senhor Deputado, não se permita, em homenagem à sua história de vida, descer ao nível da excrescência das mentiras deslavadas, como as protagonizadas publicamente pelo ex-presidente Lula, e tantos outros, desprovidos de dignidade e decoro, sustentando o insustentável.
Desejo ao senhor e sua família um Ano Novo abençoado.
Que sua luta seja de fato pelo povo e não por pessoas!

NO O ANTAGONISTA
PF INDICIA FERNANDO HADDAD
Brasil Segunda-feira, 15.01.18 11:13
A PF acabou de derrubar um dos postes de Lula.
Fernando Haddad foi indiciado por caixa dois, diz o Estadão.
Ele é acusado de ter recebido dinheiro sujo para sua campanha, negociado por João Vaccari Neto, que também lavou a propina.
Temer com Segóvia
Brasil 15.01.18 10:54
Michel Temer recebeu Fernando Segóvia, diretor-geral da PF, nesta manhã, informa Andréia Sadi.
O encontro — fora da agenda do presidente — ocorreu no Palácio do Planalto e contou com a participação de Gustavo Rocha, subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil.
Fontes do Planalto afirmaram que Segóvia foi discutir segurança pública.
Janot na PF
Brasil 15.01.18 11:07
Rodrigo Janot, nesta segunda-feira, deve prestar depoimento à PF.
É normal que Michel Temer tenha convocado o diretor da PF para um encontro fora da agenda, como noticiou Andréia Sadi?
Lula vai a África com dois assessores
Brasil 15.01.18 10:59
Moreira Franco autorizou que Lula seja acompanhado por dois assessores em viagem que fará a Adis Abeba, capital da Etiópia, entre os dias 26 e 29 de janeiro, informa a Expresso, da Época.
Lula participará de evento organizado pela FAO, comandada por seu ex-ministro José Graziano.
PF investiga a propina que Joesley Batista pagou para Lula
Brasil 15.01.18 10:03
A PF vai investigar os 70 milhões de dólares em propinas que Joesley Batista disse ter pago a Lula.
De acordo com a Época, “um juiz federal em Brasília determinou o envio à PF do material sobre suspeitas envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em irregularidades relacionadas ao BNDES e à JBS”.
A PF tem 90 dias para investigar o assunto.
Presidente do TRF-4 vai detalhar as ameaças da quadrilha
Brasil 15.01.18 09:44
O presidente do TRF-4, Carlos Eduardo Thompson Flores, não vai se reunir apenas com Cármen Lúcia.
Ele tem encontro marcado também com Raquel Dodge.
A assessoria do Tribunal disse que ele vai detalhar as ameaças recebidas pelos desembargadores devido ao julgamento do recurso de Lula.
A corrida para a aposentadoria dos servidores públicos
Economia 15.01.18 07:59
O rombo previdenciário é explosivo.
Segundo o Valor, “o número de servidores que pediram aposentadoria entre janeiro e novembro de 2017 aumentou quase 50% na comparação com o mesmo período em 2016”.
O Ministério do Planejamento explicou:
“Não se pode negar que a proposta de reforma previdenciária possa ser um motivador dos pedidos de aposentadoria, mas há outros fatores potencializadores, como a idade média elevada dos servidores do Executivo Federal, o que torna muitos aptos a pleitearem o benefício.”
Lula pode ser preso mesmo que um desembargador diminua sua pena
Brasil 15.01.18 08:36
Lula pode ser preso mesmo que um desembargador do TRF-4 diminua sua pena.
O professor Gustavo Badaró, da USP, disse para o UOL:
“Como Lula responde por mais de um crime, pode acontecer de ele ser condenado por unanimidade em um e por maioria de votos em outro (…).
Na minha visão, isso não impediria o início da execução da pena pelo crime no qual houve unanimidade.”

Caso os desembargadores concordem sobre a culpa de Lula, mas divirjam sobre o tempo de cadeia, os embargos infringentes referem-se apenas a esse último ponto:
“A questão é se a pena vai ser X ou Y. É diferente se um desembargador diz que ele é culpado e outro, inocente.”





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA